Equipe
Os professores e pesquisadores envolvidos no projeto Educação e sociedade no Brasil têm se dedicado há anos aos estudos sociológicos na área da educação. Estes professores estão inseridos em diversas universidades públicas brasileiras, tais como o Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ); a Universidade Federal Fluminense (UFF); a Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF); a Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Paraná (UFPR). Confira a seguir as minibiografias dos professores e pesquisadores envolvidos no projeto e conheça um pouco de suas trajetórias!
Adriane Gouvea
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGSA/UFRJ (2019) e Mestre em Sociologia pela mesma instituição (2009). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2005). Possui experiência nas áreas de Sociologia da Educação e Políticas Públicas Educacionais. Atualmente é professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ e Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa do Ensino Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro – LAPES/UFRJ.
André Vieira
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e Bacharel em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2012). Durante o doutorado, foi Visiting Student Researcher na Stanford University, US (2018-2019), com bolsa do PDSE/CAPES. Atualmente, é pesquisador associado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ) e pesquisador na Fundação Roberto Marinho.
Arnaldo Mont`Alvão
Arnaldo Mont’Alvao é doutor em sociologia pela UFMG. Foi professor adjunto do IESP-UERJ e atualmente é pesquisador na Iowa State University. Suas principais áreas de interesse são desigualdades educacionais, transição entre escola e mercado de trabalho e discriminação racial
Bréscia F. Nonato
Pedagoga, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa Sociologia da Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização. nonatobrescia@gmail.com
Carlos Antonio Costa Ribeiro
Doutor em Sociologia – Columbia University (2002). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade – NIED (Grupo de Pesquisa do CNPq). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia do IESP-UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade social, desigualdades sociais, transição para vida adulta, estratificação educacional, classes sociais, relações raciais, ciclos de vida e metodologia quantitativa.
Carolina Zuccarelli
Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFF. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Desigualdades Estruturantes (Desestrutura/CNPq). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, educação e trabalho.
Cecília Coutinho de Miranda
Doutoranda em Educação (UFMG). Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFMG (2020). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). Coordenadora de pesquisa do instituto Iede – Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional.
Cláudio Marques Martins Nogueira
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor titular de Sociologia da Educação da UFMG. Coordena o Observatório Sociológico Família-escola, OSFE e o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, ambos da UFMG.
Flavia Pereira Xavier
Doutora em Sociologia (UFMG), professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG) e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).
Flavio Carvalhaes
Professor do Departamento de Sociologia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e vice-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de pesquisas da Desigualdade. Pesquisa as distribuições desiguais de oportunidades educacionais no Brasil e a expansão do ensino superior brasileiro e seu impacto nas oportunidades educacionais no país para negros e brancos, homens e mulheres, estudantes privilegiados e desprivilegiados em termos de renda e escolaridade dos pais.É Doutor em Sociologia (2013) – IESP-UERJ, Mestre em Sociologia (2009) IUPERJ-UCAM e Bacharel em Ciências Sociais, (2006) – UFMG.
Frederico Alves Almeida
Doutorando em Educação (UFMG). Mestre em Educação e graduado em História pela UFMG. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). Analista educacional da Secretaria de Educação do município de Contagem (MG).
Gabriela Honorato
Possui Graduação (2002) e Licenciatura em Ciências Sociais (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Sociologia pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ. Áreas de pesquisa: Sociologia da Educação; Sociologia do Ensino Superior; Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais. E-mail: honorato@ufrj.br
Gustavo Bruno de Paula
Sociólogo, doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorando no IFCS/UFRJ. Pesquisa sobre desigualdades educacionais. E-mail: gustavobrp@gmail.com
Hustana Maria Vargas
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade – LAP/UFF. Interesse em Sociologia da Educação, Sociologia das Profissões e Democratização do Ensino Superior.
Josielli Teixeira de Paula Costa
Estudante de Pedagogia (UFMG), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).
Luiz Flávio Neubert
Graduado em ciências sociais na Universidade Federal de Minas Gerais em 2003 e doutorado na área de sociologia em 2011 pela mesma instituição, atualmente é docente da Universidade Federal de Juiz de Fora com interesses na área de desigualdades sociais, educação, modernidade e metodologia científica.
Maria Amália de Almeida Cunha
Doutora em Educação (Unicamp), professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG), pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (Osfe) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).
Maria Eugénia Ferrão
Doutora em Teoria de Controle e Estatística (PUC-Rio), professora do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, pesquisadora do Centro de Matemática Aplicada à Decisão e Previsão Económica (Cemapre) da Universidade de Lisboa (UL).
Maria Ligia Barbosa
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora colaboradora voluntaria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq).
Maria Teresa Gonzaga Alves
Doutora em Educação (UFMG), professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG), líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede) e pesquisadora associada ao Centro de Matemática Aplicada à Decisão e Previsão Económica (Cemapre) da Universidade de Lisboa (UL).
Murillo Marschner
Professor Doutor no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Estratificação e Desigualdades Sociais, Sociologia do Trabalho e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades de resultados e oportunidades educacionais, políticas públicas, mercado de trabalho, estratificação e desigualdades sociais.
Rafaela Silveira Neves
Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora da Educação Básica.
Raquel Guimarães
Raquel é Professora Adjunta no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora Visitante (sem ônus) no International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA, Austria).
Thainara C. de Castro Ariovaldo
Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas e doutoranda pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na linha Sociologia da Educação dedicadas ao ensino superior. thainaracastro_@hotmail.com
Valéria Cristina de Oliveira
Doutora em Sociologia (UFMG), professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (UFMG), pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).
Yolanda de Souza Horta de Lima
Estudante de Pedagogia (UFMG), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).
Núcleos
Conheça os núcleos de estudos envolvidos no projeto Educação e Sociedade no Brasil:
CERES – Centro para o Estudo de Riqueza e da Estratificação Social
O Centro para Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES) foi constituído em 2005, tendo como mote central a execução do projeto “A Dimensão Social das Desigualdades”, no âmbito do Instituto do Milênio, financiado pelo CNPq. Congrega três professores e vários assistentes de pesquisa do Departamento de Estudos Sociais do IESP-UERJ interessados no estudo da estratificação e mobilidade social, das desigualdades, da riqueza, da pobreza e do mundo do trabalho.
Coordenadores: Carlos Antonio Costa Ribeiro, Nelson do Valle Silva e Rogério Barbosa.
LAPES – Laboratório de pesquisa em Ensino Superior – PPGSA – UFRJ
O Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior é uma rede institucionalizada de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil, reunindo especialistas de diferentes estados e universidades. A pesquisa visa articular trabalhos e atividades que permitam a convergência temática e metodológica dos estudos sobre ensino superior no Brasil e suas possibilidades de democratização.
As pesquisas em andamento organizam-se principalmente em torno de cinco eixos: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais.
Coordenadora: Maria Ligia de Oliveira Barbosa
LEPES – Laboratório de estudos e Pesquisas em Educação Superior
A criação do Laboratório de estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) teve como objetivo a realização de estudos e pesquisas para a compreensão do fenômeno das desigualdades de oportunidades educacionais no nível superior de educação no Brasil (e em outros países, comparativamente). Coordenado pelas Professoras Rosana Heringer (EDF/PPGE/FE/UFRJ) e Gabriela de S. Honorato (EDF/FE/UFRJ), o laboratório conta com pesquisadores e alunos do IFCS e da FE da UFRJ, da UFF, da UNIRIO, da UFBA e da UFRB. Certamente um passo muito grande na produção de conhecimento sistemático e de qualidade sobre o ensino superior brasileiro.
NIED – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED) tem como propósito a formulação de interpretações teóricas originais e a proposição de sugestões de políticas públicas objetivando fazer frente contra a desigualdade, a discriminação e a exclusão social. Sua interdisciplinaridade reflete-se nas abordagens próprias da sociologia, da economia e da ciência política, e no uso de técnicas de análise quantitativas e qualitativas que, em conjunto, oferecem um retrato mais abrangente da realidade social e suas perspectivas de transformação. À sua vocação interdisciplinar somam-se duas outras características fundamentais: o foco comparativo e o empenho deliberado em integrar teoria e pesquisa empírica. Nesse sentido, ao longo dos anos, a agenda de trabalho do NIED tem se direcionado para a reflexão sobre questões sociais básicas que dizem respeito à articulação entre autoridade, solidariedade e interesse, procurando compreender os desafios distributivos com que se defrontam as sociedades contemporâneas. O NIED possui quatro linhas de pesquisa: Cultura e política em perspectiva comparada; Diferença e desigualdade; Estado, sociedade civil e mercado na política social; Teoria social.
Coordenadores: Elisa Reis (IFCS/UFRJ) e Flavio Carvalhaes (IFCS/UFRJ).
NUPEDE – Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares
O Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NUPEDE) desenvolve estudos para elaboração e validação de medidas contextuais em educação com base em microdados originais ou disponibilizados por órgãos públicos ou privados de pesquisa, propondo-se a caracterizar as desigualdades entre alunos, escolas e sistemas de ensino. Constitui um ambiente de pesquisa para o desenvolvimento de expertises em análise e processamento de dados em larga escala; estudo de metodologias apropriadas para o ajuste de modelos estatísticos para as sínteses numéricas; os estudos teóricos sobre indicadores contextuais para caracterização de desigualdades escolares e estratificação educacional; e oferecer subsídios para estudos de natureza qualitativa em escolas. Adicionalmente, disponibiliza medidas contextuais produzidas para o uso em pesquisa acadêmica.
O Nupede está localizado nas dependências do GAME, Anexo IV da Faculdade de Educação da UFMG.
Coordenadoras: Maria Teresa G. Alves (FaE/UFMG) e Flávia Xavier (FaE/ UFMG).
Observatório Sociológico Família Escola – FaE – UFMG
O OSFE – Observatório Sociológico Família-Escola – é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). O grupo tem como meta contribuir para a problematização e a valorização da temática da relação família-escola no âmbito da Sociologia da Educação brasileira. Congrega pesquisadores e estudiosos em torno da proposição, do desenvolvimento, da discussão e da divulgação de pesquisas ligadas a esse campo de conhecimento. Possui cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e está aberto à interlocução e ao intercâmbio científico com outros grupos e/ou pesquisadores nacionais e internacionais.
O OSFE é formado por um grupo de coordenação e por pesquisadores associados.
O grupo de coordenação está, atualmente, constituído pelos seguintes professores da FaE/UFMG: Profa. Dra. Maria Alice Nogueira (coordenadora do grupo), Profa. Dra. Maria José Braga Viana, Prof. Dr. Cláudio Marques Nogueira, Profa. Dra. Tânia de Freitas Resende, Profa. Dra. Maria Amália de Almeida Cunha, Profa. Dra. Maria Teresa Gonzaga Alves, Prof. Dr. Antônio Augusto Gomes Batista.
Os pesquisadores associados são professores da UFMG ou de outras instituições, alunos de graduação e de pós-graduação e pesquisadores em geral, que desenvolvem ou participam de projetos de pesquisa em torno da temática família-escola e que têm uma participação regular nas atividades do OSFE.
DesEstrutura – Universidade Federal Fluminense
O grupo de pesquisa sobre desigualdades estruturantes – Desestrutura – reúne pesquisadoras (es) que investigam os mecanismos produtores e reprodutores das desigualdades sociais, analisando a maneira como as desvantagens construídas historicamente se tornam preditoras das diferenças na apropriação de posições na estrutura social. Criado em 2019 na Universidade Federal Fluminense, o grupo tem contribuído na análise da relação entre origem social e seus efeitos sobre os destinos de distintos grupos da sociedade. Suas linhas de pesquisa refletem essa agenda:
Desigualdade educacional
Desigualdade de gênero
Desigualdade racial
Professoras da equipe:
Carolina Zuccarelli – professora do departamento de Sociologia da UFF (coordenadora) e Raquel Guilherme de Lima – professora do departamento de Sociologia da UFF.
Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade – Universidade Federal Fluminense
Sob a orientação da Profa Dra Hustana Vargas, O LAP estrutura e dá continuidade à pesquisa “Uma investigação sobre a democratização das universidades. Investigar o processo recente de expansão da educação superior pública no Brasil, na perspectiva de uma democratização que implique em maior distanciamento entre a origem social dos estudantes e o ingresso e a permanência na universidade, em cursos variados, analisando a questão da permanência em seus aspectos materiais, imateriais e institucionais. Acompanhar essa dinâmica nos vários municípios onde a UFF atua, levando em consideração o processo de interiorização adotado pela instituição.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Desigualdades Sociais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Democratização do Ensino Superior.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino superior; sociologia da educação; mobilidade social; permanência; sociologia das profissões.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Coordenação: Hustana Vargas
Créditos
Site
Identidade visual, concepção e desenvolvimento
Gérome Ibri
Redação
Maria Clara Gama
Vídeos
Pesquisadores entrevistados
Carlos Antonio Costa Ribeiro (IESP/UERJ)
Maria Ligia Barbosa (LAPES/PPGSA/UFRJ)
Maria Teresa G. Alves (FaE/UFMG)
Flavia Xavier (FaE/UFMG)
Frederico Alves Almeida (FaE/UFMG)
Raquel Guimarães (UFPR)
Bréscia F. Nonato (FaE/UFMG)
Cláudio Marques Martins Nogueira (FaE/UFMG)
Thainara C. de Castro Ariovaldo (FaE/UFMG)
André Vieira (PPGSA/UFRJ)
Maria Ligia Barbosa (LAPES/PPGSA/UFRJ)
Adriane Gouvea (Seeduc – RJ)
Gabriela Honorato (FE/UFRJ)
Luiz Flávio Neubert (UFJF)
Hustana Maria Vargas (FEUFF/PPGE/UFF)
Flavio Carvalhaes (IFCS/UFRJ)
Murillo Marschner (DS/FFLCH/USP)
Direção
Ana Costa Ribeiro
Fotografia
Andrea Capella, DAFB
Roteiro
Maria Clara Gama
Produção
Maria Flor Brazil
Juliana Andrade
Produção local
Luna Gomides – Belo Horizonte
Leticia Martins – Curitiba
Flora Rouanet – São Paulo
Som
Marcela Santos
Dudu Falcão
Tulio Borges
Bruno Espírito Santo
Marina Almeida Bruno
Edição
Maria Altberg, edt.
Trilha sonora
Domenico Lancellotti
Identidade visual
Gérome Ibri
Projeto gráfico da série
Clarisse Sá Earp, UMA Studio
Correção de cor
Fabrício Batista
Locações
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/ Rio de Janeiro – RJ
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/ Pampulha/ Belo Horizonte – MG
Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França / Curitiba – Paraná
Universidade de São Paulo – USP / São Paulo – SP
Realização
Gaivota Studio